quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mendes, um lugar especial!



A cidade de Mendes tem origem em um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do “Caminho Novo do Tinguá”, num atalho que ligava a aldeia de Valença com a cidade do Rio de Janeiro. O pequeno aglomerado, de temperatura agradável e solo fértil, começou lentamente a se desenvolver graças à constante circulação de tropeiros. 
Suas primeiras e rústicas construções foram levantadas por volta de 1820, ainda na fase inicial do ciclo do café. A cidade teve, originalmente, características de núcleo de apoio às atividades rurais. A ocupação das terras teve início com a Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Barão de Santa Cruz, transferida para a família Mendes. A fazenda cresceu e, por volta de 1850, passou a ser conhecida por Santa Cruz dos Mendes. A partir daí, desenvolveu-se na região o cultivo do café.
O grande crescimento da lavoura cafeeira provocou a vinda da ferrovia para a região. Em 1864, foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro D. Pedro II. Às margens dessa ferrovia foram sendo construídas as seguintes estações: Mendes, Humberto Antunes, Martins Costa, Nery Ferreira e Morsing.Em 1889, lá se instalou a companhia de papel Itacolomy, iniciando a fase industrial do Município, onde depois surgiriam outras fábricas, como a cervejaria Teutônia, a fábrica de fósforos Serra do Mar, o frigorífico Anglo e outras.

Fonte: www.mendes.rj.gov.br/historia

2 comentários:

  1. Que coisa boa achar este blog!! Há 28 anos vamos a Mendes, desde que meu sogro comprou o sítio aí, em Vila Mariana. Também somos encantados por esta cidade deliciosa!
    Parabéns pelo trabalho e pelo blog.
    Bjk

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, nossa intenção é realmente esta, reunir todos os amantes de artesanato e também da cidade de Mendes, e fazemos o convite para que conheça nossa loja que está situada na Praça Drº João Nery no Centro.
    Mais uma vez muito obrigado!

    ResponderExcluir